Vacina da gripe: SBIm passa a recomendar segunda dose para pessoas com mais de 6O anos.
- Protegy
- 21 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Orientação busca reduzir queda da proteção na faixa etária, e se estende também a imunossuprimidos e indivíduos com comorbidades.

Devido à queda na imunidade com o tempo, especialistas da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) passaram a recomendar uma segunda dose anual da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, para grupos considerados de maior risco para desfechos mais graves da doença. A decisão, anunciada nesta sexta-feira, não se trata de uma diretriz formal que será encaminhada ao Ministério da Saúde, mas sim de um aval para que casos específicos, que se beneficiam da aplicação, sejam orientados a buscarem um reforço.
"O que estamos colocando é uma possibilidade de recomendar uma segunda dose, a partir de três meses após a primeira, para idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos, que estão em maior risco de casos graves pela gripe. É um aval da SBIm para que isso seja recomendado. Isso porque, ao longo de seis meses, praticamente já não há mais proteção, só que essa queda é mais brusca e mais intensa nessas populações de risco, que são os que mais têm SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e morte pela gripe", explica a presidente da Comissão Técnica para a Revisão dos Calendários Vacinais da SBIm, Mônica Levi. https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/09/vacina-da-gripe-sociedade-medica-passa-a-recomendar-segunda-dose-para-pessoas-com-mais-de-60-anos-entenda.ghtml
Comments